Subscribe to my full feed.

WordPress #0001

Hoje iniciamos a volta pelo Wordpress. Assim poderemos comparar a par e passo as diferenças e semelhanças entre as duas plataformas de blogs mais utilizadas.

O WordPress que iremos abordar será o WordPress.com, o mais utilizado por se tratar de um "Ready made" e ser gratuíto. Existe um outro, o WordPress.org que exige um domínio e alojamento próprios mas isso ficará lá para a frente, muito para a frente.

Comecemos pela inscrição. Á semelhança das restantes plataformas, teremos que aceder ao painel de inscrição e preencher os dados necessários [username, e-mail, url desejado, etc.]. A seguir, passamos a configurar o blog.
Reparem, que, logo na página de inscrição, o Wordpress deixa-nos escolher a linguagem de preferência, ali no canto superior direito, e diferencia o Português do Brasil do Português... português.
Esta opção permite-nos, nesta mesma página, ter acesso aos principais blogs, títulos, palavras-chave [tags] em língua portuguesa de Portugal. Se modificarmos para outra língua, acontecerá o mesmo mas relativo ao país ou língua que seleccionamos.

Acedendo ao link "Registe outro Blogue", iniciamos então a configuração propriamente dita.

Escolhido o URL [neste caso dependente do provedor de serviço wordpress.com] e o título do blog, passamos à configuração.

A configuração deste tipo de blogs é extremamente simples e, à semelhança do Blogger, oferece-nos uma quantidade de templates e skins para utilização simples e gratuíta.

É aconselhável aceder ao painel via e-mail para modificarmos a password antes de iniciarmos qualquer personalização.

O painel "O Meu Perfil" permite a modificação de dados pessoais, fotografia, nickname, e-mail e password. Como a password dada é temporária, convém começar por ai e, já agora, adicionar mais uma coisitas...

Por fim, trata-se de escolher o template que melhor nos serve das propostas que o WordPress nos oferece e personalizar o cabeçalho, widgts, etc., a nosso gosto.
O nosso ficou assim. O próximo post acerca do WordPress será precisamente acerca dessa mesma personalização e da criação de posts e páginas.